quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os formadores de opinião de hoje



Todas as pessoas teem uma tendência a seguir a opinião de alguém, alguém que ela se identifique, e toma-a como referência no estilo de vida.
Isso é muito notável na adolescência, eu, por exemplo, eu gostava exclusivamente de rock como estilo musical, ainda gosto, mas não exclusivamente. Teve uma época que no meu guarda-roupas a cor preta era a predominante, e os garotos que eu achava bonitos era os que eram parecidos com o Jon Bon Jovi. Bom até que eu não fui tão influenciavel, mas eu tive uma colega que se comportava, se vestia igual a Avril lavigne, agora também tem as pessoas que se vestem e se comportam como os personagens da saga Crepúsculo, um dos filmes mais vistos, e um dos livros mais vendidos do mundo hoje. Eu conheço um menino que quando ele era menor ainda, ele queria ser o Rei Leão, ele andava como o rei leão, até engrossava a voz que nem o rei leão, só faltava andar de quatro patas, ele até fazia isso, mas ele cansava... eu achava isso muito engraçado.
Isso é muito comum nessa fase da vida, as vezes tomam alguém como referência para a formação da sua opinião, sobre o que é bonito ou feio, o que é legal e o que é chato entre outros.
O perigo está em quem são esses formadores de opinião, será que eles são de fato exemplos a serem seguidos?
Eu assisto televisão ( não é sempre). É sempre quando eu assisto tv que eu tenho inspiração para postar. Eu acredito que na TV é que estão as pessoas mais influentes intelectualmente, algumas delas são: Luciano Huck; o pessoal do CQC; a MTV; no esporte o Neto (band), e o Tiago Laiffer (globo esporte);... deve ter muitos outros, mas eu não assisto muito TV por isso não sei. Na internet também tem vários formadores de opinião, é fácil você achar, olha as pessoas que teem mais seguidores no Twitter, que ficam falando o que estão fazendo, vendendo seus pontos de vistas. Os blogs mais visitados são os que falam sobre celebridades,    os que zombam de tudo, que não teem escrúpulos, quanto menos escrúpulos você tiver, mais visitas você vai ter.. essa é a matemática da net.
Essas pessoas teem influência sobre muitas pessoas, teem coisas boas, mas as negativas também são muitas. As pessoas devem tomar cuidado com isso, porque nem sempre essas pessoas estão certas, eu falo que influenciam porque até eu mesma sou influenciada as vezes... é muito importante nessas horas os valores se sobressairem.
As crianças também são umas das minhas preocupações, elas estão sendo muito mal preparadas para a vida, mas deixa isso p/ outra postagem.
Eu já li muitas biografias, mas a história mais bonita e a pessoa mais perfeita sem sobra de dúvidas foi Jesus, Augusto Cury estudou como um cético a psicologia de Jesus e concluiu que ele não pode ter sido inventado por nenhuma mente humana, Ele teve ações além da nossa compreensão, Ele foi incrível, não existe quem eu mais admire.
Não se deixe influenciar por essas pessoas, elas são pessoas comuns como você, com defeitos iguais aos seus, ou até piores. Cada pessoa tem seu ponto de vista, se interessa por coisas diferentes, lógico que você não é certo em todo momento, você deve tentar sempre melhorar, e ter humildade também.


Explicando a imagem: Eu peguei essa imagem a um tempo e coloquei como papel de parede no meu pc, e esses dias eu tive a sensibilidade de perceber que não se trata apenas de bebês em baldinhos transparentes, mas se trata de sete pessoas diferentes, reparem como cada um olha para um lado diferente.

domingo, 25 de abril de 2010

Mundo Bizarro

Assistindo tv hoje, eu parei pra ver um programa e eles estavam comentando sobre a pirataria, a pirataria na música, nas roupas, calçados, eletrônica e etc.
Eu comecei a pensar como esse mundo é hipócrita, eu sei que isso não é novidade mas, você já parou pra pensar que todo mundo sabe da onde vem esses produtos, da mão de obra barata, das condições de trabalho que esses operários CHINESES teem..
Vou fazer um comparativo de um operário em uma fábrica de eletrônicos nos EUA e outro numa fábrica semelhante na China;

Trabalhador norte-americano                               Trabalhador chinês
US$ 3.340                     <---- salário ---->              US$ 160   
8 Horas                       <--- trabalho diário ---->     10 Horas
5 dias                          <---- por semana ---->         7 dias

Denúncias de jornadas de trabalho de 16 horas e de empresas que pagam menos que o mínimo regional, de apenas 96 dólares, são comuns em Guangzou, a principal área produtora de eletrônicos.

Como eu disse antes, todo o mundo conhece as condições de trabalho da China, sabem que é de lá que veem esses produtos piratas, mas nada fazem para mudar isso.. a culpa deve ser do Paraguai que recebe esses produtos XD. Você sabia que a China é membro PERMANENTE do Conselho de Segurança da ONU. Ou seja, a China tem poder de vetar as medidas de segurança que não lhe convêem. Quem sabe seja por isso que a culpa seja do "pobre Paraguai".
Pode parecer estranho eu dizer o que eu vou dizer mas, o blog é meu.. então tenho liberdade de expressão, eu não acho certo eles cobrarem preços tão alto em produtos como Nike, a fábrica da Nike como as fábricas de várias outras multinacionais ficam na China, muito inocentes eles não é.. dê uma olhada na tabela, você sendo um capitalista, onde você construiria sua fábrica? 
Com certeza seria na China. Eu não acho certo eles (Nike, exemplo) cobrarem tão caro nos seus produtos, tudo bem que parte do que você paga no produto é da propaganda que você viu, afinal, os comerciais, panfletos e patrocínios são pagos por você. Mas eles teem um bom lucro também, e  pode ter certeza que o tênis que você for comprar não vai durar para sempre. (Lembro da minha decepção quando comprei uma sandália da barbie ( tinha uns 7 anos) e ela descolou em uma semana, e não foi barata).  
Eu não critico quem compra coisas piratas, se você pode comprar um original tudo bem, mas se não, compre o alternativo, porque não é justo a mídia impôr uma moda e por você não ter poder de compra, você ser visto de outra forma pela sociedade. Eu conheci um garoto que trabalhou 1 mês pra comprar um tênis, ele não fez mais nada naquele mês, a família dele achou ruim isso, porque eles não tinham muita grana, e ele podia ter ajudado num conforto melhor pra eles. Mas ele foi seduzido a comprar, pra ser bem visto pelos outros, não por ser confortável pros pés, mas confortável pro próprio ego. Nem menciono o que essa obsessão por querer ser bem visto também tras prejuízos no ser humano, que as vezes até cometem delitos para terem esses prazeres passageiros.
Eu compro tênis também, mas compro os bons e num preço bom também.. afinal, é pra por nos pés, um membro tão distante...
Não deixe de viver a vida pra viver de aparências, a maior preciosidade de um ser humano não está no verbo "ter", mas no verbo "ser".  

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Escravo Ésopo


Ésopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia.

Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Ésopo foi chamado a dar sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:

– Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está à venda no mercado.

– Como? Perguntou o amo surpreso. Tens certeza do que está falando? Como podes afirmar tal coisa?

– Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.

Com a devida autorização do amo, saiu Ésopo e, dali a alguns minutos voltou carregando um pequeno embrulho.

Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de língua, e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para explicar-se.

– Meu amo, não vos enganei, retrucou Ésopo.

– A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua os ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos. Acaso podeis negar essas verdades, meu amo?

– Boa, meu caro, retrucou o amigo do amo. Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?

– É perfeitamente possível, senhor, e com nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda a terra.

Concedida a permissão, Ésopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote semelhante ao primeiro.

Ao abri-lo, os amigos encontraram novamente pedaços de língua. Desapontados, interrogaram o escravo e obtiveram dele surpreendente resposta:

– Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos inferiores se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas e as violências verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso podeis refutar o que digo? –indagou Ésopo.

Impressionados com a inteligência invulgar do serviçal, ambos os senhores calaram-se, comovidos, e o velho chefe, no mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade.

Ésopo aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da antigüidade e cujas histórias até hoje se espalham por todo mundo.