sábado, 19 de dezembro de 2009

O cheiro de Deus

Antes de dormir tenho o costume de orar.
Um dia desses depois de orar, me veio um pensamento em relação ao cheiro das coisas, das pessoas, cheiros que nos trazem lembranças.
Comecei a recordar o cheiro dos cabelos da minha irmã(pequena) quando acordava, eles tinham cheiro de leite.
Lembrei do meu ex-vizinho, menino travesso, gordinho, que vivia correndo, tinha cheiro de suor.
Do cheiro de giz, e de massinha, da escola primária.
Do cheiro dos animais que tive, a minha cachorra Léssie, da coelhinha Xuxa e do meu gato com mútiplos nomes (porque cada um chamava ele do que queria, eu e a Kety chamava de Binks, minha mãe de Chaninho, e o meu irmão (Yuri) o chamava de simplesmente, Gato).
Do cheiro do mar, quando eu tinha uns 14 anos, e andávamos no calçadão da praia: eu, minha irmã (Kety) e a minha prima Thaynara.
Do cheiro do perfume Petit que a minha bisavó Matilda usava.
Do cheiro de livro novo.
Do cheiro de madeira, dos bancos igreja que eu frenquentava.
Do cheiro da cachoeira que percorri KMs de trilha para chegar.
Do cheiro das árvores abundantemente presentes nas ruas de Araçatuba.
Do cheiro do churrasco que o Tio Zé Carlos, que eu almocei, na varanda de sua casa, debaixo de um pé de limão (acho).
Do cheiro de coca-cola do acampamento que fui esse ano.
Tem outros cheiros, mais específicos, de pessoas importantes que passaram pela minha vida.
Depois de recordar todos esses cheiros, me veio uma questão em mente, Deus está tão presente na minha vida, então qual é o Seu cheiro?
Passei dias refletindo nisso, fui na bíblia on line, pesquisei todos os lugares na bíblia onde mencionava algum tipo de cheiro. Encontrei no antigo testamento as ofertas queimadas que eram de aroma agradável ao Senhor; de manjares(Levítico 2), de holocausto de animais (Êxodo 29).
Então, lembrei da musiquinha que ensaiei, quando pequena, que era assim:
"O sol nascente bem cedo aquece o dia,
cantam passarinhos,
manhã dourada,
Maria desolada.. leva seus perfumes."
Esse trecho retrata a manhã que a Maria foi levar os perfumes, como de costume da época, para passar no corpo de Jesus morto. Como nós sabemos, o corpo não estava lá, porque Ele havia ressucitado, como O Próprio tinha anteriormente previsto.
Jesus foi o Cordeiro vivo, filho de Deus, e enviado por Ele para nos livrar do pecado da morte (Romanos 8).
Jesus foi oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave ( Efésios 5. 2)
E Deus nos vê através d`Ele, portanto, somos para com Deus o bom perfume de Cristo  (2 coríntios 2.15).
Digitei, digitei e digitei e não digitei a resposta da pergunta feita.
É como descrever o céu para uma pessoa que nasceu cega.
O cheiro de Deus (se pode ser descrito), é o cheiro de paz, de vida, é o cheiro que você sente quando está em Seus braços, o cheiro de conforto, de esperança. Estava na igreja domingo passado, e pude sentir o Seu cheiro, meio confuso no cheiro do perfume das irmãs (risos), mas consegui sentir.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Se os tubarões fossem homens


 Hoje vi no noticiário televisivo o Prêmio Nobel da Paz dado a um homem que acha que a violência é a solução contra a violência. Vocês conseguem comparar-lo com Martin Lutter King? A pessoa que ele usou o discurso "I HAVE A DREAM", e que ganhou o Nobel em reconhecimento à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos. Barack Obama vai mandar mais 30 mil soldados a guerra no Afeganistão. Essa guerra já custou a vida a 929 soldados. Ele diz que é contra  violento extremismo praticado pela Al-Qaeda [...], não entendo como um cara "digno" de um Nobel não hesita em gastar dinheiro e soldados com guerra.  O mundo está cada vez mais insano! Erraram o nome do prêmio dado a Barack Obama, seria mais adequado Prêmio Nobel da Estupidez!
Esse texto a seguir foi usado em uma das questões do Enem 2009, essa eu acertei!

 Se os tubarões fossem homens, eles seriam mais gentis com os peixes pequenos?
 Certamente, se os tubarões fossem homems, fariam construir resistentes gaiolas no mar para os peixes pequenos, com todo o tipo de alimento, tanto animal como vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adotariam todas as providências sanitárias.
 Naturalmente haveria também escolas nas gaiolas. Nas aulas, os peixinhos aprenderiam, por exemplo, a usar a geografia para localizar os grandes tubarõesdeitados perigosamente por aí. A aula principal seria, naturalmente a formação moral dos peixinhos. A eles seria ensinado que o ato mais grandioso e sublime é o sacrifício alegre de um peixinho e que todos deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando estes dissessem que cuidavam de sua felicidade futura. Os peixinhos saberiam que este futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência.
 Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos seria condecorado com uma pequena Ordem das Algas e receberia um título de herói.

Texto: BRECHT, B. Histórias do Sr. Keuner. São Paulo: Ed. 34, 2006 (questão do enem, adaptada)
Imagem: luv2hateu.wordpress.com

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Hoje muitos choram.


Antes de ontem fui gravar dois programas de auditório na Record. Saindo daqui do litoral é mais ou menos 1h30min, para chegar lá na Barra Funda, onde é o estúdio. Normalmente quando viajo sempre acabo dormindo, até mesmo porque sinto enjoo se ficar olhando as coisas passarem pela janela. Mas em um farol, já em São Paulo, era até perto da 25 de março, em baixo de um daqueles edifícios vazios, talvez condenado, com janelas quebradas, cheio de pixações, observei dois mendigos dormindo no meio daquele caos, uma terceira pessoa chegava, era uma mulher, com suas roupas rasgadas, seus cabelos despenteados, uns colegas da agência de modelos com quem fui até brincaram, olha lá... essa daí deve ser da agência "tal" ( uma concorrente), não gostei dessa brincadeira, e continuei observando essa mulher, estava sem óculos, sou muito cega sem ele, mas consegui ver as lágrimas caindo dos seus olhos, imediatamente senti a tristeza dessa mulher. Milhares de pessoas passam por ali todos os dias, afinal, é uma das principais avenidas.
Nesse mesmo dia, ainda em Sampa, já na Record, tinha uma menina aparentemente de uns 20 anos que estava sentada na mureta da ponte, me virei, depois vejo o médico da Record nervoso, porque ele viu essa menina se jogar de costas e de braços abertos na hora em que o metrô passou.. o metrô parou esse médico chamou a ambulância... mas teve uma pessoa lá da emissora que foi lá e tirou foto, e o corpo dessa garota estava mutilado. Foi muito triste.
Tanto os mendigos, como os suicídas, são pessoas doentes psicologicamente, na maioria das vezes narcóticas,  sem Deus, desiludidas, creio que pessoas que chegam a tal ponto, são pessoas que desistiram dos seus sonhos, se deixaram ser vencidas. Os mendigos ainda teem salvação, estão aí nas ruas "vivos". Sonho um dia poder fazer algo para ajudar a humanidade. Como já escrevi em uma postagem (Mais de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo) , eu acho que todos os seres humanos deviam ter o direito a alimentação, educação, saúde... mas o mais importante de tudo é conhecer o amor de Deus para conosco, com Deus é mais fácil de viver, Ele nos ajuda, com Ele nossa emoção está protegida, enchergamos a luz no fim do túnel.
Sejamos mais humanos, amemos nosso próximo... aquele próximo depois do vidro.

Imagem: Quero Justiça Social