Se os tubarões fossem homens


 Hoje vi no noticiário televisivo o Prêmio Nobel da Paz dado a um homem que acha que a violência é a solução contra a violência. Vocês conseguem comparar-lo com Martin Lutter King? A pessoa que ele usou o discurso "I HAVE A DREAM", e que ganhou o Nobel em reconhecimento à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos. Barack Obama vai mandar mais 30 mil soldados a guerra no Afeganistão. Essa guerra já custou a vida a 929 soldados. Ele diz que é contra  violento extremismo praticado pela Al-Qaeda [...], não entendo como um cara "digno" de um Nobel não hesita em gastar dinheiro e soldados com guerra.  O mundo está cada vez mais insano! Erraram o nome do prêmio dado a Barack Obama, seria mais adequado Prêmio Nobel da Estupidez!
Esse texto a seguir foi usado em uma das questões do Enem 2009, essa eu acertei!

 Se os tubarões fossem homens, eles seriam mais gentis com os peixes pequenos?
 Certamente, se os tubarões fossem homems, fariam construir resistentes gaiolas no mar para os peixes pequenos, com todo o tipo de alimento, tanto animal como vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adotariam todas as providências sanitárias.
 Naturalmente haveria também escolas nas gaiolas. Nas aulas, os peixinhos aprenderiam, por exemplo, a usar a geografia para localizar os grandes tubarõesdeitados perigosamente por aí. A aula principal seria, naturalmente a formação moral dos peixinhos. A eles seria ensinado que o ato mais grandioso e sublime é o sacrifício alegre de um peixinho e que todos deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando estes dissessem que cuidavam de sua felicidade futura. Os peixinhos saberiam que este futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência.
 Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos seria condecorado com uma pequena Ordem das Algas e receberia um título de herói.

Texto: BRECHT, B. Histórias do Sr. Keuner. São Paulo: Ed. 34, 2006 (questão do enem, adaptada)
Imagem: luv2hateu.wordpress.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bebida alcoólica: Falsa sensação de felicidade

Esses americanos não têem o que fazer mesmo!

Mudança brusca de caminhos