O que é texto?


Minha Rotina.

Acordar,banho, café, caminhar, trabalho, 12 horas, almoçar, 13 horas trabalho, voltar, casa, internet, banho, caminhar, curso, estudar, casa, pesquisa, computador, livros, café, dormir.

Entenderam? isso é um texto.


As vezes pensamos que para ser um texto precisa ser daquele jeito que estamos acostumados a escrever e a ler em jornais, revistas, internet e etc.

Mas texto não se resume a escrita, texto é uma mensagem que você pode passar de diversas formas, em gestos, em figuras (como na imagem abaixo). Não é necessário que esteja correta a escrita como nesse caso:


Estou postando sobre isso porque tive uma aula explicando esse assunto, eu já sabia algumas coisas, no entanto outras, precisava saber mais.


Essa próxima imagem é uma obra da Tarcila do Amaral (Abaporu), e irei fazer uma leitura dele.

Leitura superficial: suas cores, cabeça pequena, pés grandes, o sol, o cacto.
Esse quadro para mim, significa o homem que constrói o país. Homem rural, que está com suas mãos e pés enchados, de tanto trabalhar. Pegar na enchada. O cacto talvez signifique a pobreza, ou também pode ser o lugar onde essa pessoa reside (nordeste do país). Perceba quanta coisa eu li nessa imagem.

Por hoje é só, até a próxima.

Imagens: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnGoDLgG3G_n0J_XeAGvOVkxQjEgxChIu9XbT7xIBxHpOCCPAJ-ChMXmiaU4azluCwAeTl6IAsEl3S6asKep2XVqpPoxuSCzKvZxAvBisM4V2vBMNqp8MHWSBE7oOoRnWHk9ZybtzWRWc/s320/protesto.jpg,
http://revolucao.etc.br/imagens/placa3.jpg,
http://planetin.blogspot.com/2008/01/verdadeiras-obrasdearte-tarsilaamaral.html

Comentários

  1. Se me permite... minha leitura de Abaporu:

    O homem tem sempre a cabeça lá no alto, no mais alto onde possa levar seu pensamento e imaginação, mas seus pés enormes e pesados estão sempre cravados no chão, entre o mundo dos sonhos no céu e a realidade no chão estão os seus sentimentos...áridos...

    (A psicanalise faz inumeros laboratórios como este, interpretação de um desenho.... sai muita coisa legal e por vezes "brincamos" com estas emoções.

    Mai uma vez teu trabalho está muito bacana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bebida alcoólica: Falsa sensação de felicidade

Esses americanos não têem o que fazer mesmo!

Meu doce preferido.