Sabedoria e Inteligência.

Uma vez fui numa palestra em que o tema central era " Como ser inteligente?", e o palestrante nos dava várias dicas de como ser, ou se tornar inteligente. Vou citar aqui algumas dicas que me recordo:
☻Aprender ao menos uma coisa por dia.
☻Se estiver estudando, ao sair da escola revise o que foi estudado, fazendo o resumo do que aprendeu num papel, pode rasgá-lo depois. Porque quando se faz isso você reforça a informação no seu cérebro, tendo mais probabilidade de não ser esquecido.
☻Pense, reflita e pergunte ao professor, para que não fiquem dúvidas.
☻Dormir ao menos 8 horas por noite, porque é no sono que as informações que mais nos chamaram a atenção são gravadas no nosso cérebro (sejam elas boas ou ruins).
☻Procure não assistir filmes de terror, pois o medo causa um grande "stress"(eliminação de adrenalina e cortisol)  na sua mente, e para aliviar esse "stress" o cérebro gasta uma quantia considerável de energia. 

Os pesquisadores dizem que se você estudar 10 horas por dia durante 60 anos, você pode esgotar a capacidade do seu cérebro de adquirir informações. Nosso cérebro é a "máquina" mais sofisticada que existe na face da Terra.
Há uma diferença entre a inteligência e a sabedoria, vamos ver seus significados no dicionário Aurélio:

Inteligência sf 1 Qualidade de inteligente. 2. Faculdade de compreender, aprender ou adaptar-se facilmente; intelecto, intelectualidade. 3. Destreza mental. 4. Pessoa inteligente.

Sabedoria sf 1. Qualidade de sábio. 2. Conhecimento da verdade. 3. Saber, erudição. 4. Sensatez.

Como diz no dicionário: sábio é aquele que conhece a verdade. Qual é a verdade? Onde encontrar um sábio? 

1º "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria." Provérbios 1:7
2º "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32
3º "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6
O versículo mais revelador desses 3, na minha opinião, é o 1º que diz que O Temor do Senhor é o principio da sabedoria, porque é uma verdade, quando conhecemos a Deus, e o tememos, já tomamos a primeira atitude de um sábio de verdade. Como diz também no 2º versículo conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, Quem é a Verdade? Está escrito no 3º versículo. Tanto no dicionário como na bíblia o significado da sabedoria é um só o conhecimento da verdade.
O verdadeiro sábio é aquele que conhece a Deus, bebe da sua fonte e pratica suas leis. Portanto agora ficou mais fácil de reconhecer um sábio, não é?
Texto de Kamila Sarto
Fontes: Bíblia e Dicionário Aurélio☻

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bebida alcoólica: Falsa sensação de felicidade

Esses americanos não têem o que fazer mesmo!

Meu doce preferido.